A Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes, dos ossos maxilares e mandibular, posicionados de forma inadequada. Essa correção pode ser feita com o uso de aparelhos fixos ou móveis (ortopedia).
Dentes tortos ou dentes que não ocluem corretamente são difíceis de serem mantidos limpos e podem ser perdidos precocemente devido ao acúmulo de placa bacteriana e à doença periodontal. Como podem ver, a ortodontia é essencial para a saúde bucal. geralmente ela é o início de muitos tratamentos ou é apenas a solução.
O desalinhamento dos dentes e a falta de uma oclusão favorável, também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que podem ocasionar dores de cabeça, desordens, dores na articulação temporomandibular e até mesmo dores na região de pescoço, ombros e costas.
Além de tudo isso, os dentes tortos ou mal posicionados prejudicam grandiosamente a sua estética. O tratamento ortodôntico deixa a boca, além de mais saudável, com uma aparência mais harmônica, bela e com possibilidade de durar a vida toda.
A ortodontia tratada com aparelhos convencionais, são aqueles que prendem os fios ortodônticos aos bráquetes através de ligas elásticas (borrachinhas), e que são colados na face frontal dos dentes.
Os bráquetes podem ser metálicos ou estéticos. Em ambas as situações, com um bom profissional, o resultado final será o mesmo, inclusive o tempo de tratamento.
Hoje em dia temos no mercado lindos aparelhos convencionais estéticos. Alguns modelos são chamados de Cerâmicos ou Safira.
Aparelhos Estéticos de Porcelana ou Cerâmica
Descolam e quebram com menos facilidade quando comparados aos metálicos.
São estéticos, com a cor opaca, leitosa, parecidos com a cor dos dentes.
Aparelhos Estéticos de Safira
São os melhores em aparelho estéticos. Eles são feitos com uma porcelana monocristalina, mais resistente e TRANSPARENTE, e portanto, chamado de Safira.
Tem resistência superior ao de porcelana comum e o desgaste e atrito com o fio praticamente igualados aos bráquetes de metal – considerados ideais ao tratamento.
São menores e pelo modo de produção tem uma melhor qualidade de acabamento e menor índice de falhas de produção.